Pular para o conteúdo

Como colocar as intenções no terço

O terço é uma importante prática de devoção católica que consiste na repetição de diversas orações, como o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Além de ser uma forma de agradecer e pedir graças a Deus, muitas pessoas utilizam o terço para colocar suas intenções e necessidades diante do Senhor. Neste artigo, vamos explorar algumas maneiras de como colocar as intenções no terço e como essa prática pode ser benéfica para nossa vida espiritual.

Como fazer as intenções do terço?

As intenções do terço são as orações específicas que fazemos durante a reza do terço. Elas podem ser dedicadas a pessoas, situações ou causas que desejamos colocar nas mãos de Deus.

Para fazer as intenções do terço, siga os passos abaixo:

  1. Escolha suas intenções: Antes de começar a rezar o terço, pense nas pessoas ou situações que gostaria de dedicar suas orações. Você pode escolher uma ou mais intenções.
  2. Anuncie suas intenções: Antes de começar cada mistério, anuncie as intenções que deseja colocar nas mãos de Deus. Por exemplo: “Pelo fim da pandemia no mundo inteiro, nós te pedimos, Senhor”.
  3. Reze com suas intenções em mente: Durante a reza do terço, mantenha suas intenções em mente e reze por elas. Concentre-se nas palavras das orações e no significado de cada mistério.
  4. Encerre com uma oração final: Ao final do terço, faça uma oração final, agradecendo a Deus pelas bênçãos recebidas e pedindo que suas intenções sejam atendidas.

Lembre-se de que o terço é uma poderosa ferramenta de oração e que suas intenções serão levadas ao coração de Deus. Dedique um tempo para refletir sobre suas intenções e reze com fé e confiança.

Quais são as intenções do terço?

O terço é uma oração católica que tem como objetivo principal a meditação dos mistérios da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria. Além disso, o terço também pode ser utilizado para a intercessão de intenções específicas.

As intenções do terço podem variar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Algumas pessoas utilizam o terço para pedir por uma graça específica, como a cura de uma doença, a reconciliação de uma família, a conversão de um ente querido, entre outros.

Outras pessoas utilizam o terço para agradecer a Deus por alguma bênção recebida, como um emprego novo, uma promoção, a recuperação de uma enfermidade, entre outros.

O importante é lembrar que as intenções do terço devem sempre ser feitas com fé e confiança em Deus, sabendo que Ele é o único capaz de atender às nossas necessidades e pedidos.

O que dizer antes de rezar o terço?

Antes de começar a rezar o terço, é importante definir as intenções pelas quais se está orando. Isso ajuda a concentrar a mente e o coração na oração, além de direcionar as preces para as necessidades mais urgentes.

Uma boa forma de iniciar o terço é fazendo uma breve meditação sobre o mistério que será contemplado. Por exemplo, se for o primeiro mistério, que é a Anunciação do Anjo a Maria, pode-se refletir sobre a humildade e a disponibilidade de Nossa Senhora em aceitar a vontade de Deus.

Em seguida, é possível fazer uma oração de consagração, oferecendo a Deus todas as nossas intenções e pedindo a intercessão de Nossa Senhora. Uma sugestão de oração é a seguinte:

“Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, eu me consagro inteiramente a vós. Em vossas mãos coloco todas as minhas preocupações, meus desejos e minhas esperanças. Abençoai-me, protegei-me e guiai-me sempre pelo caminho do bem. Ajudai-me a viver a virtude da humildade, assim como vós, que vos fizestes servo do Senhor. E intercedei por mim e por todas as pessoas pelas quais rezo neste terço. Amém.”

Feita a consagração, pode-se iniciar a recitação do terço propriamente dito, lembrando sempre das intenções que foram colocadas no início da oração. Ao final, é importante agradecer a Deus e a Nossa Senhora pelas graças recebidas e renovar a confiança na Providência Divina.

Como fazer oferecimento no terço?

Para fazer o oferecimento no terço, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Inicie o terço: Comece o terço com a oração do Credo, seguida de um Pai Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
  2. Ofereça o terço: Em seguida, ofereça o terço a Deus, a Maria Santíssima ou a algum santo de sua devoção. Você pode dizer, por exemplo: “Ofereço este terço a Deus Pai Todo-Poderoso, por meio das mãos de Maria Santíssima, em reparação de meus pecados e pelos que mais precisam de oração”.
  3. Reze os mistérios: Depois do oferecimento, comece a rezar os mistérios correspondentes ao dia da semana ou à ocasião especial.
  4. Pelas intenções: Durante a recitação dos mistérios, é possível incluir as intenções pelas quais se está rezando o terço. Por exemplo: “Ofereço este mistério em intenção pela saúde de minha mãe” ou “Pelo fim da pandemia e pelas pessoas que estão sofrendo com ela”.
  5. Conclua o terço: Após a recitação dos mistérios, encerre o terço com a oração do Salve Rainha e uma jaculatória (breve oração de louvor ou pedido).

Lembre-se de que o oferecimento do terço é uma forma de consagrar a oração a Deus e de pedir por suas intenções e pelas dos outros. É uma prática muito bonita e que pode trazer muita paz e conforto espiritual.

Conclusão: Como colocar as intenções no terço

Colocar as intenções no terço é uma forma importante de oração. Ao fazê-lo, podemos nos concentrar em nossas necessidades e naquelas de nossos entes queridos. Além disso, quando colocamos nossas intenções nas mãos da Virgem Maria, estamos confiando em sua intercessão poderosa e amorosa. É uma forma de fortalecer nossa fé e nossa relação com Deus.

Para colocar as intenções no terço, é importante ter em mente que o terço é uma oração poderosa que nos permite meditar sobre a vida de Jesus e Maria. Antes de começarmos a rezar, devemos nos concentrar em nossas intenções e pedir a ajuda divina para alcançá-las. Podemos colocar nossas intenções no início ou no final do terço, ou mesmo em cada mistério, dependendo do que for mais confortável para nós. É importante lembrar que, ao rezar o terço, estamos nos conectando com Deus e pedindo sua ajuda em nossas vidas. Portanto, é essencial que nossas intenções sejam sinceras e verdadeiras. Com fé e devoção, podemos confiar que nossas intenções serão ouvidas e atendidas, de acordo com a vontade de Deus.

Deixe sua avaliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *