Pular para o conteúdo

Deus é onipresente onisciente e onipotente versículo

A crença em Deus é uma das mais antigas e difundidas em todo o mundo. Para muitas pessoas, Ele é uma força poderosa e divina que governa o universo e tem influência sobre nossas vidas. Entre as muitas características atribuídas a Deus, três se destacam: onipresença, onisciência e onipotência. Esses atributos são frequentemente mencionados em diversos versículos bíblicos e são fundamentais para entender a natureza de Deus e a relação que temos com Ele. Neste artigo, exploraremos mais sobre esses atributos divinos e como eles são apresentados na Bíblia.

Onde está escrito na Bíblia que Deus é onipresente?

De acordo com a Bíblia Sagrada, a onipresença de Deus é mencionada em diversos versículos, como:

  • Salmo 139:7-10: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que lá estás também. Se tomar as asas da alvorada e for morar além do mar, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.”
  • Jeremias 23:23-24: “Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor; porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor.”
  • Provérbios 15:3: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.”

A onipresença de Deus significa que Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, não limitado pelo tempo ou espaço. Isso é uma das características que torna Deus único e supremo em relação a todas as outras entidades do universo, e é um dos aspectos mais celebrados pelos cristãos em suas orações e adoração.

O que significa dizer que Deus é eterno onipotente onipresente e onisciente?

De acordo com o artigo que fala sobre Deus ser onipresente, onisciente e onipotente, dizer que Deus é eterno significa que Ele sempre existiu e sempre existirá, não tendo um começo nem um fim. Ele é o criador de todas as coisas e está acima do tempo e do espaço.

Ao afirmar que Deus é onipotente, quer dizer que Ele é todo-poderoso e pode fazer qualquer coisa que esteja de acordo com a Sua vontade. Ele é capaz de realizar milagres e transformar situações impossíveis em possíveis.

Por ser onipresente, Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele não é limitado pelo espaço e pode estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Isso significa que Ele está conosco em todos os momentos, mesmo quando não O percebemos.

Por fim, ao dizer que Deus é onisciente, significa que Ele é conhecedor de todas as coisas. Ele sabe de todos os nossos pensamentos, sentimentos e intenções. Não há nada que esteja escondido de Deus, pois Ele conhece todas as coisas desde o começo até o fim.

Por que Deus é Oniciente?

No artigo que fala sobre a natureza de Deus, é destacada a sua onisciência, ou seja, a sua capacidade de conhecer tudo, desde o passado até o futuro, sem limitações. Mas por que Deus é onisciente? Isso se deve ao fato de que, segundo a crença religiosa, Deus é o criador de todas as coisas, e como tal, possui um conhecimento infinito e completo sobre tudo o que criou.

Além disso, a onisciência de Deus é fundamental para a nossa compreensão de que Ele é capaz de guiar e governar o mundo de maneira justa e amorosa. Se Deus não soubesse tudo o que acontece, não seria possível confiar em sua sabedoria e em sua capacidade de agir de maneira justa e coerente.

Por fim, a onisciência de Deus também é uma expressão do seu amor por nós, pois nos permite confiar que Ele conhece todas as nossas necessidades e desejos, e está sempre pronto para nos ajudar e nos guiar em nossas vidas.

O que é onisciente e onipotente?

Onisciente é um termo que se refere à capacidade de conhecer tudo, ter todo o conhecimento possível sobre tudo o que existe. No contexto religioso, é atribuído a Deus a característica de ser onisciente, ou seja, Ele sabe de tudo o que acontece no universo, em todos os tempos e lugares.

Onipotente, por sua vez, significa ter todo o poder, ser capaz de fazer qualquer coisa que se deseje. Novamente, no contexto religioso, é atribuído a Deus a característica de ser onipotente, ou seja, Ele é capaz de realizar qualquer coisa que deseje, sem limitações.

Esses dois atributos, onisciência e onipotência, são tidos como essenciais para a compreensão de Deus como um ser supremo em todas as religiões monoteístas, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Conclusão: Deus é verdadeiramente onipresente, onisciente e onipotente

Através da análise de diversos versículos bíblicos, podemos concluir que Deus é onipresente, ou seja, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo; onisciente, ou seja, conhece todas as coisas, passadas, presentes e futuras; e onipotente, ou seja, tem todo o poder e capacidade de realizar qualquer coisa. Essas características divinas nos mostram a grandeza e a soberania de Deus, que está acima de todas as coisas e é digno de toda a adoração e louvor.
“Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:36)

Deus é uma entidade divina que é reconhecida por sua onipresença, onisciência e onipotência. Ele está em todos os lugares, sabe de todas as coisas e tem todo o poder. Essa crença é comum entre muitas religiões e é uma fonte de conforto e segurança para muitos crentes.

A Bíblia, um livro sagrado para os cristãos, contém muitos versículos que destacam a onipresença, onisciência e onipotência de Deus. Romanos 11:36, por exemplo, é um verso que reconhece a grandeza e a soberania de Deus sobre todas as coisas. É um lembrete de que Deus é o criador de tudo e que tudo o que existe é para a sua glória.

Como crentes, podemos encontrar conforto e esperança em saber que Deus está conosco em todos os momentos, que ele conhece nossas preocupações e necessidades e que ele tem todo o poder para nos ajudar em nossas lutas. Que possamos sempre reconhecer a grandeza de Deus e confiar em sua onipresença, onisciência e onipotência em todas as circunstâncias da vida.

Deixe sua avaliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *