Pular para o conteúdo

Terça feira é dia de qual entidade

A crença em entidades espirituais é comum em diversas culturas e religiões ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, é comum encontrar pessoas que acreditam em entidades como orixás, santos e guias espirituais. Muitas dessas entidades possuem dias da semana em que são homenageadas e reverenciadas pelos seus fiéis. Neste artigo, vamos falar sobre qual entidade é homenageada na terça-feira, qual é a sua origem e como é realizada essa celebração. Acompanhe!

Qual o orixá que rege a terça-feira?

A terça-feira é regida pelo orixá Ogum na religião afro-brasileira. Ogum é considerado o protetor da guerra, da tecnologia, das estradas e da agricultura, sendo muito cultuado em diversas tradições religiosas brasileiras.

Quais são os dias de cada entidade?

No universo da espiritualidade, cada entidade possui um dia da semana que é dedicado a ela. Conhecer esses dias é importante para realizar suas orações e pedidos de maneira mais efetiva.

A seguir, listamos os dias de algumas das principais entidades cultuadas na Umbanda e no Candomblé:

  • Ogum: terça-feira
  • Xangô: quarta-feira
  • Iansã: quarta-feira
  • Oxum: sábado
  • Oxóssi: quinta-feira
  • Iemanjá: sábado

Lembrando que essas são apenas algumas das entidades mais conhecidas e que existem outras com dias específicos de culto.

Qual é o dia da semana de Exu?

De acordo com a tradição da Umbanda, Exu é uma entidade espiritual que governa a terça-feira. Ele é considerado o guardião das encruzilhadas, responsável por abrir caminhos e proteger aqueles que o cultuam.

Exu é uma figura controversa na Umbanda, pois muitas vezes é associado a energias negativas e a coisas ruins. No entanto, os praticantes da religião entendem que Exu é um ser que pode trazer tanto coisas boas quanto coisas ruins, dependendo da forma como é cultuado.

Por isso, é importante respeitar e cultuar Exu com cautela e sabedoria, evitando fazer pedidos ou oferendas que possam prejudicar outras pessoas ou trazer energias negativas para si mesmo.

Qual é o orixá do dia de hoje?

De acordo com a tradição afro-brasileira, o orixá regente da terça-feira é Ogum. Ele é conhecido como o senhor das batalhas, da guerra e da tecnologia, sendo um orixá guerreiro e protetor.

Na religião afro-brasileira, cada dia da semana é associado a um orixá, que é responsável por reger as energias e influências do dia. É importante lembrar que essa é uma tradição cultural e religiosa, e que cada pessoa é livre para seguir suas próprias crenças.

Conclusão: Terça-feira é o dia de Ogum

Após a pesquisa e análise de diversas tradições religiosas, concluímos que terça-feira é um dia especial dedicado a Ogum, o orixá da guerra e da tecnologia. É importante respeitar e honrar essa entidade, seja através de oferendas, orações ou rituais, como forma de buscar sua proteção e benção em nossas vidas.

Dependendo da religião ou crença, terça-feira pode ser associada a diferentes entidades ou divindades. Na mitologia grega, é o dia de Ares, o deus da guerra. Já na mitologia romana, é o dia de Marte, também ligado à guerra e à agricultura. Para os cristãos, terça-feira é um dia comum, sem uma entidade específica. Em algumas culturas africanas, é o dia de Ogum, divindade dos ferreiros, da tecnologia e da guerra. De qualquer forma, é interessante conhecer as diversas tradições e significados atribuídos aos dias da semana, que fazem parte do nosso calendário e influenciam nossas vidas.

Deixe sua avaliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *