Pular para o conteúdo

Terço oferecimento

O terço oferecimento é uma prática religiosa comum entre os católicos, que consiste em dedicar a oração do terço a uma intenção específica, como a cura de uma doença, a conversão de um familiar ou a paz mundial. Essa prática é uma forma de demonstrar amor ao próximo, oferecendo as próprias orações para ajudar aqueles que mais precisam. Além disso, o terço oferecimento também é uma forma de fortalecer a fé e a comunhão com Deus, ao se colocar a serviço da vontade divina e se unir à intercessão da Virgem Maria e dos santos. Neste artigo, discutiremos mais sobre o significado e a importância do terço oferecimento na vida dos católicos.

Como é o oferecimento do terço?

O oferecimento do terço é uma prática comum na devoção católica. Geralmente, é feito no final da oração do terço, como uma forma de dedicar a oração a uma intenção específica ou agradecer graças alcançadas. Existem várias formas de fazer o oferecimento do terço, mas algumas das mais comuns são:

  • Oferecimento padrão: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.
  • Oferecimento por intenção: Nesse caso, o fiel pode dedicar a oração do terço a uma intenção específica, como a cura de um doente, a conversão de alguém, a paz no mundo, entre outras.
  • Oferecimento de agradecimento: Quando a pessoa alcança uma graça, pode oferecer a oração do terço em agradecimento.

O importante é que o oferecimento do terço seja feito com fé e devoção, como uma forma de se conectar com Deus e com as intenções que se deseja alcançar.

Como rezar o oferecimento?

O oferecimento é uma parte importante da oração do Terço. É quando oferecemos nossas orações e sacrifícios a Deus por uma intenção específica. Aqui está um guia passo a passo de como rezar o oferecimento:

  1. Inicie com o sinal da cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
  2. Reze a oração do Credo: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
  3. Reze a oração do Pai Nosso: Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
  4. Reze a oração da Ave Maria: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
  5. Reze a oração do Glória ao Pai: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
  6. Reze a oração do oferecimento: Ó meu Jesus, é por amor de Vós, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria que eu vos ofereço todo o meu ser, minhas orações, sacrifícios e alegrias deste dia. Amém.
  7. Reze a oração do Salve Rainha: Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
  8. Conclua com o sinal da cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Rezando o oferecimento com frequência, você pode oferecer suas orações e sacrifícios a Deus por uma intenção específica, ajudando a alcançar a conversão dos pecadores e reparar os pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.

O que colocar nas intenções do terço?

As intenções do terço são as orações que você faz durante a recitação do terço. Elas podem ser para você mesmo, para sua família, amigos, comunidade ou até mesmo pelo mundo inteiro. É importante lembrar que cada pessoa pode colocar suas próprias intenções, de acordo com suas necessidades e desejos.

Aqui estão algumas sugestões de intenções que você pode colocar no terço:

  • Pela saúde física e espiritual de sua família e amigos;
  • Pela paz no mundo e pelo fim da violência;
  • Pela conversão dos pecadores;
  • Pela união da Igreja;
  • Pelas almas do purgatório;
  • Pela proteção contra o mal;
  • Pela solução de problemas financeiros;
  • Pela superação de dificuldades pessoais;
  • Pela realização de planos e sonhos;
  • Pela gratidão por bênçãos recebidas.

Lembre-se de que as intenções devem ser feitas com sinceridade e fé, e que a recitação do terço é uma forma de se conectar com Deus e com a Virgem Maria.

O que dizer antes de rezar o terço?

Antes de iniciar a recitação do Terço, é importante fazer um oferecimento. Esse oferecimento é uma forma de nos colocarmos diante de Deus e expressarmos nossa disposição em rezar com devoção e fé.

Para fazer o oferecimento, podemos dizer:

“Divino Jesus, eu Vos ofereço este Terço que vou rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a graça de meditar sempre nos mistérios da Vossa vida, Paixão, Morte e Ressurreição. Assim seja.”

Com essas palavras, estamos nos colocando diante de Deus e pedindo a ajuda da Virgem Maria para nos ajudar a meditar nos mistérios do Terço. Esse momento de oferecimento é muito importante para que possamos rezar com devoção e concentração.

Conclusão sobre o Terço Oferecimento

O Terço Oferecimento é uma oração poderosa que nos ajuda a nos conectarmos com Deus e oferecer nossas intenções a Ele. É uma forma de nos entregarmos completamente a Ele, confiando que Ele cuidará de nós e guiará nossos caminhos. Ao rezar o Terço Oferecimento, somos convidados a nos tornar mais humildes e confiantes em Deus. É uma oração simples, mas profunda, que pode trazer muitos benefícios para nossas vidas espirituais.
O Terço é uma das práticas mais queridas pelos católicos em todo o mundo. É uma forma de se conectar com Deus, de meditar sobre a vida de Jesus e de se consagrar a Nossa Senhora. O oferecimento do Terço é uma forma ainda mais intensa de se entregar à oração, colocando nas mãos de Maria todas as nossas intenções e pedidos. É uma forma de nos unirmos aos céus e de recebermos graças e bênçãos especiais. Que possamos sempre recorrer ao Terço e ao oferecimento para fortalecer nossa fé e nossa devoção à Mãe de Deus.

Deixe sua avaliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *