Pular para o conteúdo

versículos sobre ceia

A ceia é um dos momentos mais importantes na vida cristã, onde se celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É um momento de comunhão entre os irmãos e de reflexão sobre o sacrifício de Cristo. Para ajudar nessa reflexão, a Bíblia traz diversos versículos que abordam a ceia, sua importância e significado. Neste artigo, iremos explorar alguns desses versículos e entender como eles podem nos ajudar a compreender melhor esse momento tão especial na vida cristã.

Qual o versículo que fala sobre Santa Ceia?

O versículo que fala sobre a Santa Ceia é encontrado em 1 Coríntios 11:23-26:

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”

O que Jesus falou sobre a Ceia?

Jesus falou sobre a Ceia em várias ocasiões, mas uma das mais conhecidas é registrada em Lucas 22:19-20:

“E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.”

Neste momento, Jesus institui a Ceia do Senhor, também conhecida como Santa Ceia ou Eucaristia. Ele usa o pão e o cálice como símbolos do seu corpo e do seu sangue, que seriam entregues em breve na cruz como sacrifício pelos pecados da humanidade.

Jesus também enfatiza a importância de lembrar dele sempre que participamos da Ceia, como uma forma de manter viva a sua memória e o significado da sua morte e ressurreição.

Além disso, em João 6:53-58, Jesus fala sobre a necessidade de comer do seu corpo e beber do seu sangue para ter vida eterna, o que muitos entendem como uma referência simbólica à Ceia do Senhor.

Qual a melhor mensagem para Santa Ceia?

A mensagem para a Santa Ceia deve ser escolhida com cuidado, pois é um momento de reflexão e comunhão com Deus e os irmãos na fé. Algumas sugestões de versículos que podem ser utilizados como base para a mensagem são:

  • 1 Coríntios 11:23-26 – Neste trecho, Paulo reforça a importância de lembrar do sacrifício de Jesus na cruz durante a celebração da Ceia: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”
  • João 6:53-57 – Jesus fala sobre a importância de comer do seu corpo e beber do seu sangue para ter vida eterna: “Disse-lhes Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.”
  • Lucas 22:19-20 – Jesus institui a Ceia durante a Última Ceia e pede para que seus discípulos a celebrem em sua memória: “E ele, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.”

Esses versículos podem servir como base para a mensagem da Santa Ceia, enfatizando a importância de lembrar do sacrifício de Jesus na cruz, a necessidade de nos alimentarmos dele para ter vida eterna e a importância de celebrar a Ceia em sua memória. É importante que a mensagem seja clara e objetiva, respeitando o momento de cada um na caminhada cristã.

O que está escrito em Gálatas 2 20?

O versículo de Gálatas 2:20 diz: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”

Este versículo fala sobre a morte de Cristo na cruz e como isso afeta a vida do cristão. Quando alguém se converte a Cristo, ele é crucificado com Cristo e sua velha natureza pecaminosa morre. Em vez disso, Cristo passa a viver dentro dele, e a vida que ele vive agora é pela fé em Cristo.

Este versículo é um lembrete para os cristãos de que eles não vivem mais para si mesmos, mas para Cristo. Eles devem buscar a vontade de Deus em suas vidas e seguir os ensinamentos de Cristo.

Conclusão

A ceia é um momento especial de comunhão entre os cristãos, em que celebramos a vida e a morte de Jesus Cristo. A Bíblia nos traz diversos versículos que nos lembram da importância desse momento e do significado que ele tem em nossas vidas. Que possamos sempre lembrar da ceia com amor, respeito e gratidão ao nosso Salvador.

A ceia é um momento especial de comunhão entre os cristãos, onde se celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na Bíblia, há diversos versículos que falam sobre a importância da ceia e como ela deve ser realizada com respeito e reverência. Em 1 Coríntios 11:23-26, Paulo ensina que a ceia deve ser celebrada em memória de Jesus e que aqueles que participam devem examinar a si mesmos antes de comer e beber. Já em Lucas 22:19-20, Jesus institui a ceia com seus discípulos e afirma que o pão e o vinho representam seu corpo e sangue, dados em favor da salvação da humanidade. Que possamos sempre lembrar da importância desse momento de comunhão e gratidão em nossas vidas cristãs.

Deixe sua avaliação